17.6.11

Corrupção começa quando acaba o pertencimento

Pergunta: Guruji, a guerra da corrupção já começou em alguns países. Nesta luta você é Rama, Shri Ramdevji é Lakshman, e Anna Hazareji é Hanuman. Mas Rama ainda não pode ser visto neste campo ainda?

Resposta: Sri Sri Ravi Shankar: Seu Arvind esquerdo (Arvind Kejriwal) fora! Eu estou em  todos e estou com todos. Arvind é a ligação comum entre aqueles que estão andando no caminho contrário a corrupção. Veja, corrupção está presente em muitos níveis da sociedade; o primeiro nível de corrupção está na mente da maioria das pessoas e precisa ser eliminado. Nós subornamos até Devi e Devatas. Dizemos a Deus que se ele fizer aquilo por mim, então eu oferecerei aquilo para Deus; eu oferecerei um coco, eu andarei as escadas da Vaishnav Devi. Pessoas pedindo por mannat ou desejos, isso também é um tipo de corrupção. Mas tudo bem se alguém, uma pessoa normal, apenas quiser dar algo a Deus. Não diga eu irei dar se meu trabalho estiver feito. Qualquer coisa que você queira dar a Deus, dê a Deus e isso é bom, mas conectar isso com nossos deveres e necessidades é errado. Essa prática prevalece em todas as religiões, não apenas na religião Hindu; está no Cristianismo, no Islã e nos seguidores do Budismo. Essa ideia de que, quando meu trabalho estiver pronto, eu farei isso ou aquilo é errada. Isso não deve acontecer. Então, se o público em geral se mostra contra a corrupção e não oferece suborno, como alguém poderá aceitar? Logo, a primeira coisa que devemos consertar são as pessoas que oferecem suborno. Diga-lhes para não oferecer. Nós precisamos levantar uma onda de espiritualidade. Isso quando tivermos uma maior vontade própria e quando pessoas se recusarem a oferecer suborno. Quando cada um de vocês voltar, cada um terá de fazer no mínimo 100 pessoas jurarem que elas não oferecerão suborno para qualquer outra pessoa. Se você mostrar algum dinheiro para alguém, ele lembrará da sua esposa e dos filhos e pensará em aceitar esse dinheiro. Então, é importante que as pessoas parem de oferecer suborno.

Segundo: existe o suborno que acontece no nível oficial. Atualmente, já existem muitos voluntários que estão fazendo esta prática, eles vão e colam um adesivo na mesa de um oficial do governo que diz “Nós não aceitamos qualquer tipo de suborno”. Isso começou aqui, porém em muitos outros estados ainda não. Não começou em Maharashtra; seja qual for o motivo, ali, nós voluntários devemos ir às mesas oficiais e colocar esse adesivos “Nós não aceitamos qualquer tipo de suborno”. Se você colocar esse adesivo nenhum servidor oficial poderá negar; cole em qualquer lugar da mesa ou da cadeira ou na porta. Então, as pessoas que oferecem suborno não mais oferecerão após lerem esses rótulos.

Ok, o terceiro nível de corrupção, no nível ministerial, este pequeno espaço de trabalho está acontecendo com Lokpal Bill e Arvindji, Annaji, Swamiji, Kiran Bedi; todos estamos trabalhando para essa causa. Então o Lokpal, uma vez superado irá trazer a mudança.  Porém, apenas o anúncio não funcionará; o conhecimento das necessidades para a criação de uma sociedade na direção da prestação de contas, como é isso e de que maneira você pode ser punido pela lei se você se engajar na corrupção. Isso está sendo feito agora. Esse trabalho deve ser feito em todos os níveis da sociedade e especialmente no pensamento das necessidades das pessoas para mudar, e isso irá acontecer com a ajuda da espiritualidade unicamente, porque corrupção começa quando o pertencimento acaba. Ninguém jamais irá pedir suborno da sua família ou de seus amigos. É através do significado que podemos espalhar que o pertencimento é espiritualidade, e isso é o que devemos fazer. Temos que pregar a todos a crença de que “o que for seu você terá”. Você trabalhará duro, será auto-suficiente e se manterá sobre os seus dois pés. Seja o que for seu, você terá. Dessa forma, a força interior e o conhecimento das necessidades devem ser despertadas nas pessoas, sim! Com isso nós precisamos trazer uma grande chance para o nosso país. Agora veja, em Tamil Nadu existia tanta corrupção, antes das eleições, pessoas recebiam dinheiro e prometiam aceitar por suas crianças e depois essas mesmas pessoas aceitavam o dinheiro e votavam nesse candidato. Eu organizei pessoas para ir a cada distrito falar para as pessoas que aceitassem o dinheiro, mas que não dessem os votos porque elas estariam dando o dinheiro delas mesmas de volta. Eles são um povo tão pobre que eles aceitaram. Mas eu disse a eles para não darem o voto como troca e para não se preocuparem com o pecado, ofereçam o pecado para mim e eu os suportarei sem problemas. E tivemos sucesso em Tamil Nadu. Nós tivemos sorte que o comissário das eleições manteve-se muito forte por nós e deu sua concordância como apoio. Mas cada um e todos nós temos trabalho a fazer. Devemos ir em cada vila e levar esse conhecimento contra a corrupção, e nós devemos trazer uma grande mudança na forma de pensar e sentir da sociedade.

Cada pessoa deve sentir que nós precisamos nos mover juntos, levando todos conosco. Existem tantas pessoas diferentes, crenças, comunidades, nós precisamos abraçar tudo e nos movermos juntos. Nós não devemos dizer, “Apenas o meu modo é maneira correta”, não. A beleza sobre a Índia é por causa disso que somos tantas as comunidades diferentes, religiões e credos, e nós respeitamos todas elas e juntos estamos avançando.

Ashram de Bangalore, 28 de maio
Tradução: Ígor Rodrigues

Nenhum comentário: