4.2.11

Algumas palavras de Guruji sobre compromisso

Nosso querido Alê Lopes (Instrutor da Arte de Viver), que participou do último Treinamento de Instrutores realizado pela Fundação no interior de São Paulo, transmitiu-nos, por email, algumas palavras de Guruji sobre o tema "compromisso". Transcrevemos, abaixo, essa preciosa lição!

Pergunta: Você poderia falar sobre compromisso? Assumir e manter? Eu tenho muito medo nessa área.

Guruji: Como eu disse, não? Compromissos são como as margens do rio. Quando a água flui entre duas margens, então nós chamamos isso de rio. Se a mesma água se espalha por toda a área, chamamos isso de inundação. As margens em volta do lago que definem o lago. É a margem do rio que define o rio. Da mesma forma, é o compromisso que dá direção à energia da vida. Quando você não tem um compromisso, sua vida parece não ter sentido. Muitas pessoas cometem suicídio porque não têm compromisso em suas vidas. Se você tem um compromisso, como você pode cometer suicídio?

E se seu compromisso é dirigido somente para o seu próprio prazer, então esses compromissos também desaparecem muito rápido. Se você está comprometido somente em ter prazer, então a depressão se instala, por que durante um tempo você aproveita o prazer, mas e depois? Quanto mais você pode aproveitar? As limitações de nossos sentidos em desfrutar e os prazeres ilimitados na mente criam um grande desequilíbrio. Você entende o que estou dizendo? Também cria isso, tira a pessoa do compromisso.

Compromisso é essencial para dar uma direção à vida. Compromisso move a energia na vida, em uma direção positiva. Você não precisa ter medo do compromisso. 

Quando você quebra o compromisso? Quando você sente que está obtendo mais alegria ou prazer em outro lugar ou porque o compromisso demanda um pouco de privação, trabalho duro de você. Seu único medo é o trabalho duro. Você adora ser preguiçoso. Eu diria que você deve seguir o caminho do meio. Certo? Sem dor não há ganho. Nós temos que trabalhar um pouco. Mas não exagere, porque senão você perde toda a elasticidade. Esse é o outro extremo. Você tem que achar o equilíbrio correto, certo?

Pergunta: A Arte de Viver é a melhor coisa que eu fiz até agora. Eu deveria ter aprendido isso muito antes, então algumas coisas eu teria feito de uma maneira melhor ou diferente. Você poderia explicar como o destino funciona?

Guruji: Eu entendo a dor do arrependimento que você sente nesse ponto. Eu quero que você saiba que existem milhões de pessoas lá fora que podem também estar no mesmo barco que você. E esse é o motivo pelo qual nós precisamos atingi-los. Não é para expandir uma organização, de forma alguma. Eu sinto que a organização é insignificante, eu sinto que todo o universo é minha própria organização.

O Ashram não está limitado às fronteiras físicas daqui. Cada árvore neste planeta está no jardim do meu Ashram. Eu sinto que, às vezes, você precisa se dar conta e dizer "esse é o nosso Ashram". Eu não tenho esse tipo do sentimento: "Oh, esse é o meu Ashram, esse não."

Todo o mundo é parte de nós, pertence a nós. É por isso, que cada vez mais nós precisamos alcançar todas essas pessoas que realmente precisam de ajuda. Eu não quero que mais ninguém sinta o arrependimento que você sente agora.
Por isso, seja ativo!
Pelo menos veja que no mundo lá fora existem tantos que precisam desse conhecimento, dessa beleza, dessa verdade em suas vidas. Vá em frente para atingi-los. Pegue esse compromisso e siga em frente com ele, certo? Nós podemos trazer a alegria e o alívio da mente pequena para a mente grande a centenas de pessoas a nossa volta.
 

Nenhum comentário: