25.6.12

"Deus está aqui, agora, comigo e com todos"

(tradução: Ígor Rogrigues)

01 de Junho, 2012
Bangalore, Índia

Existem três tipos de devotos. O primeiro tipo é o devoto que fica pedindo, “Deus me dê isso’, ‘Deus me dê aquilo.’ O segundo tipo é o devoto que está sempre grato, ‘Obrigado Deus, você me deu isso e você me deu aquilo’, aquele que é emocional, piedoso e continua chorando de gratidão. O terceiro tipo é o devoto que sempre se mantém alegre, se mantém sorrindo, dançando e cantando – devoto alegre.

Todos os três são tipos diferentes de devotos, e ainda assim todos os três são supremos. Não é que um é mais grandioso que o outro – isso não é assim. Um devoto choroso, um devoto sorridente, e um devoto que fica pedindo – logo, em que categoria você está, você pode enxergar isso sozinho.

É possível que um pouco dos três possa existir em você. Isso também está ok. Então esse será o quarto tipo de devoto – aquele que tem um pouco de todos os três presentes.

O devoto alegre, aquele que se perde apenas na diversão, em algum lugar ou em outro, ele não está apto a atingir a profundidade e profundidade também é preciso. Isso é o porque Santo Kabirdas disse, ‘Kabira hasana door kar, rone se kar preet, bin roye kit paaiye, prem piyara meet’.

Porém o choro que Kabir está falando é um diferente tipo de choro, é o choro que vêm das preces, da gratidão e da saudade. Não é o tipo de choro onde a pessoa sente que isso está faltando, aquilo está faltando, aquilo não aconteceu, isso não aconteceu – ele não está se referindo a esse tipo de choro que é para assuntos mundanos ou maya. Ele está se referindo àqueles que estão chorando por bem-aventurança e devoção. Logo, isso também é necessário. Mas os devotos que são alegres são conhecidos como os conhecedores uma vez que eles sabem que Deus está ali – ele está comigo, e ele está presente neste momento.

Algumas vezes as pessoas pensam que Deus está em outro lugar, ele existiu em algum tempo do passado, ou virá em algum tempo no futuro. Eles esqueceram que Deus está ali, neste momento, presente com todos, presente comigo – apenas essa convicção deve estar lá. E é por isso apenas que você está fazendo toda essa ginástica, todos esses exercícios. Caso contrário, qual é o sentido de fazer esses exercícios todos os dias – fazer pranayama, asana, kirtan, bhajan, seva – Qual é a essência de tudo isso? Para saber que Deus está dentro de mim, bem aqui e agora.

Isso é muito por hoje! Escutar muito conhecimento causará indigestão. Torna-se difícil de digerir. Apenas digira essa quantidade. Hoje Guruji falou uma frase – ‘Deus está aqui, agora, comigo e com todos.’

Jai Gurudev!

21.6.12

Guruji no Brasil em Setembro

Olá respiradores!

Para quem ainda não sabe, Sri Sri Ravi Shankar está chegando ao Brasil!

E hoje, foi divulgada a agenda de atividades. Clique aqui e acesse o site para mais informações.

Quem quiser estar no mesmo voo de Guruji, fica a dica: Gol 1556, de São Paulo (Congonhas) para o Rio de Janeiro (Santos Dumont), às 20h10 do dia 01/09/2012.

E aí, ficaram animados?! Então, garantam logo o ingresso e vamos juntos encontrar nosso querido Guruji!


Ashtavakra Gita - Novas Turmas

Olá, Queridos!
 
Nos próximos dias iniciaremos duas turmas do incrível Curso de Conhecimento Ashtavakra Gita com Sri Sri Ravi Shankar!!!

O curso é composto por 6 módulos. Cada módulo tem 5 ou 6 vídeos independentes, que devem ser assistidos em sequência. Faremos uma breve meditação antes de iniciar o vídeo e depois comentaremos brevemente o que foi visto. Assistiremos 1 vídeo por encontro, que tem em média 1h de duração.

Para melhor atender os respiradores do nosso Recife, abrimos duas turmas simultâneas, uma na zona norte e outra na zona sul da cidade. Veja qual está mais perto de você e marquem presença. Cada módulo (6 vídeos em média) tem o custo de R$ 90,00.
 
ZONA NORTE:
Data de início: 09.07. 2012, segunda-feira
Hora: 19:00
Local: Rua Buenos Aires, 198. Espinheiro.
Responsável: Caroline Godoy : 81-91884535 Claro : carolgodoy@hotmail.com

ZONA SUL:
Data de início: 27.06. 2012, quarta-feira
Hora: 19:30
Local: Rua Silva Lobato, 117, Edifício Flora Rubim. Boa Viagem.
Responsável: Roberta Perucci : 86683311 TIM

Por favor, confirmem a presença com a pessoa responsável!

Jai Gurudev!

19.6.12

Conhecimento transforma todo pesadelo em sonhos doces

(Tradução: Igor Rodrigues)

17 de Maio, 2012
Sofia, Bulgária

P: Nós criamos a nossa realidade ou está tudo predeterminado?

Sri Sri Ravi Shankar: Você tem um cachorro em casa?  (Resposta:Sim)
Veja, quando você vai ao parque, você leva uma coleira para o cachorro. Isso é correto. Agora, o cachorro tem liberdade apenas até o comprimento da coleira. Correto? Ele pode sentar-se próximo onde a coleira está, ou acompanhar a coleira aonde ela for. Essa é a quantidade de liberdade dele. Se você treina o cachorro para ficar em uma determinada área, essa será a liberdade dele. Ele não irá à vinte quilômetros de distância.
Similarmente, na vida, todos temos alguma liberdade, e algumas coisas são previstas. Os seres humanos possuem essa liberdade porque humanos possuem inteligência. As vidas dos animais são programadas. Eles nunca comem em demasia.
A vida deles é alinhada com a natureza, mas nós temos a liberdade de alinhar com a natureza ou violar a lei. Você está entendendo o que eu estou dizendo? Quando você alinha com a natureza, existe harmonia, e quando você vai contra a leis da natureza, existe desarmonia. Então, na vida, muitas coisas são previstas e poucas são de livre arbítrio.
Eu lhes darei um outro exemplo. Quando está chovendo você possui o livre arbítrio de ficar molhado ou não. Você pode usar um guarda chuva ou uma capa de chuva para não ficar molhado. Logo, a vida é uma combinação de livre arbítrio e destino. Quanto mais você for fundo na meditação, mais feliz você será, quando mais você alinhar-se com a natureza, você terá mais livre arbítrio.

P: Quando a vida acaba o mundo não termina. Mas quando o mundo acabar a vida vai acabar. Existe um fim para esse mundo?

Sri Sri Ravi Shankar: Se você ver uma bola de tennis e me perguntar onde a bola esteve e onde ela irá parar, o que eu posso dizer? Três coisas no mundo que nem começam e nem terminam.
1. A luz divina ou a consciência não tem início nem fim.
2. A vida não tem um início ou um fim. É eterna.
3. A Terra, ou mundo não tem início ou fim.
Essa Terra é esférica. Ela irá mudar de forma, mas irá continuar. Não se preocupe, o mundo não está acabando, especialmente em 2012. O mundo termina apenas em filmes americanos.

P: Eu sonhei que estava vindo para esse curso e eu tive sonhos com você. Os sonhos são como instituições?

Sri Sri Ravi Shankar: Existem 6 tipos de sonhos. Você quer saber?
O primeiro tipo de sonho diário. Vamos deixá-lo de lado. Não é um sonho por si. O segundo tipo de sonho que vem a você é sobre as experiências passadas. Suas experiências passadas e impressões vem a você como um sonho. O terceiro tipo de sonho é seus desejos e medos; eles vêm a você como sonhos. O quarto tipo de sonho é a sua intuição ou premonição. Qualquer coisa que vá acontecer pode vir a você através do sonho. O quinto tipo não tem nada a ver com você, mas com o lugar onde você está dormindo. Você vê rostos e escuta línguas que são estranhas a você. O sexto tipo é uma mistura de tudo isso. Logo, é melhor não tentar interpretar ou preocupar-se muito com eles. Você nunca sabe, alguns sonhos podem ser premonições ou intuições suas, e algumas podem ser apenas seus medos ou ansiedade. Então, o melhor é deixar ir, beba uma xícara de chá e seja feliz. Acorde do sonho.
As pessoas sábias vêem até essa vida como um sonho. Você deve ver todo o passado como um sonho. Tudo já se foi, não é? É como um sonho.
Sonhos não são nada além de lembranças e impressões. Tudo já se foi. E isso (o presente) se tornará um sonho. Isso irá embora. E amanhã, o dia depois e depois de três dias, vocês todos irão voltar para casa e dizer, ‘Oh, nós estávamos na Bulgária. É tudo como um sonho.’
Similarmente, se você pensar à respeito, você viverá dia após dia, por outros 50 anos nesse planeta, e então você irá acordar e dizer, ‘Oh, é como um sonho, tudo se foi’. Correto! E é esse conhecimento que transforma todo pesadelo num sonho doce.

P: Uma alma pode renascer na mesma família?

Sri Sri Ravi Shankar: É possível se a pessoa é muito apegada aos seus netos. Se o único pensamento na mente for ‘Meus netos, meus netos’, então eles nascerão lá. Nossa impressão mais profunda provoca o próximo nascimento.

P: Existe apenas o karma individual, ou existe o karma de uma nação?

Sri Sri Ravi Shankar: Existem tantas camadas de karma. Existe o karma individual, karma familiar, karma da comunidade, karma da nação, e também karma do tempo.Existem tantas camadas de karma. Mas tudo isso pode ser mudado.
Quando você senta e medita, a mudança ocorre em tantas formas diferentes. Não pense que você está meditando por você. Quando você faz o Kriya ou meditação, você não está fazendo apenas o seu karma positivo, mas você também está influenciando o planeta e você também está influenciando outros planos mais sutis. Quando você faz meditação, tem uma influencia calma e relaxante até mesmo nas pessoas que estão mortas e se foram.

P: Como podemos descobrir nossa missão na vida?

Sri Sri Ravi Shankar: Para perceber a missão de alguém sua mente deve se tornar clara. E fazer a meditação do oco e vazio faz a mente mais clara. Quando a mente está clara surgirá a intuição. Pense qual a melhor maneira que eu posso ser útil para as pessoas, e quando você pode se tornar útil para as pessoas ao seu redor, quando sua vida é para o seva, então você irá descobrir que a vida é muito significativa e muito gratificante.
Se a sua vida é centrada apenas em você, “ E quanto à mim, o que eu vou ganhar? Quanto mais alegre eu posso ser?’ Se você está focado apenas nisso, então você vai entrar em depressão.  Veja, sua força e talento devem ser voltadas para o bom uso de todos. Se a natureza lhe deu uma voz bonita, isso é para você ou para os outros? Você canta e escuta as suas próprias músicas? Se a natureza lhe deu uma voz bonita, isso é para que os outros possam apreciar.
Se a natureza lhe deu uma boa forma, isso é para você ou para os outros? É para que os outros olhem para você e apreciem. Então, qualquer força que você tem não é para você, é para os outros.
Qualquer poder ou força que você tenha pode ser utilizada de duas formas. Ou você usa o poder para brigar com outros, ou usa o poder para servir os outros. Por séculos, pessoas no mundo obtiveram poder apenas para brigar com outras, não é? Um obtinha o poder e com isso ele pode lutar contra outros, e contra quem você luta – contra aquele que é igual a você.
Definitivamente uma pessoa não briga contra aquele que tem menos poder. Uma pessoa luta contra alguém que está equiparada a ela. E ninguém encontrou a felicidade em lutar pelo poder. Se o poder que você recebeu é colocado em favor do bom uso, para servir, isso lhe trás satisfação e felicidade.
Então, tudo o que você tiver – poder, beleza, dinheiro, aparência, voz, eles todos devem ser colocados para o bom uso, a serviço dos outros. Logo, você irá achar a vida tão preenchedora.
Dentro de cada um de nós existem duas coisas. Existe um fluir constante da consciência que não muda, mas que muitas coisas ao seu redor continuam mudando. Então, quando você olha para o passado da sua vida, você não é mais a mesma pessoa. Porém ao mesmo tempo você é a mesma pessoa. Ambos estão lá simultaneamente.

P: Nós temos o direito de ajudar alguém que recusou ajuda? Mantendo na mente que o livre arbítrio deles é sagrado, nós devemos ajudar?

Sri Sri Ravi Shankar: Eu quero lhe perguntar uma pergunta. Suponha que exista uma criança que esteja correndo ao redor de um pequeno parapeito, e tem o perigo de cair, o que devemos fazer? Deixar a criança ter sua liberdade? Não, você guiará a criança e trará ela de volta, certo?
Similarmente, se alguém está usando drogas, e você sabe que é prejudicial para ela, você não a ajudaria? Então. Da mesma forma nós devemos tentar o nosso melhor para você, e usar nossas habilidades para ajudar o próximo a sair do problema.
Suponha que alguém esteja mentalmente doente e não toma remédio, o que a família faz? Permitem ele seja o que? Ele pode ficar violento e bater em todo mundo. Os membros da família sensata darão a ele a medicação prescrita em suco ou leite, e ele sentirá melhor depois de beber.
Logo, não existe nada chamado ‘absoluto’. Você deve sempre usar a sabedoria para as situações dadas. Você não pode forçar alguém a fim de ajudá-los. Suponha que alguém queira dirigir na contra mão da rua, ela não pode dizer que é de seu livre arbítrio dirigir na contra mão da rua. Quando você está vivendo numa sociedade, você deve seguir certas normas. Similarmente, mesmo que você queira ajudar alguém, você deve seguir algumas regras. Não force, ao mesmo tempo, não espere que alguém lhe convide para você possa apagar o fogo da casa dela. Se a casa do seu vizinho está em chamas, você não pode esperar uma ligação ou um convite para ir lá e acabar com o fogo. Você se apressa para apagar o fogo. Você se voluntária, certo? Entendido! Então pegue o caminho do meio.

P: Eu sinceramente estou fazendo todas essas práticas, mas eu não tenho certeza que mudei. Eu continuo me vendo ficando chateado e isso me faz infeliz.

Sri Sri Ravi Shankar: Escute, como você está agora? Você está feliz agora? Esqueça do passado. Você está feliz em estar aqui? Você está gostando? É isso. Dentro de cada um de nós existem duas coisas: Existe uma coisa que não muda. Existe um fluxo constante da consciência que não muda. Muitas outras coisas ao redor disso continuam mudando. Então, quando você olha para o passado de sua vida, você não é a mesma que você era. Mas ao mesmo tempo, quando você ver, você é a mesma pessoa. Ambos estão lá simultaneamente.
Quando você sente que não mudou? Quando você fica triste.
Suponha que alguém aperte um botão, e você fica com raiva, você diz, ‘Oh, eu não mudei, Eu ainda fico com raiva’. Esse é o problema, certo? Isso não é verdade. No passado, você ficou com raiva, mas a raiva continuou com na sua mente por meses e meses. Você fica com raiva até agora, mas ela fica por poucos minutos apenas, ou até você fazer um Kriya curto, e depois você está fresco novamente.

Jai Gurudev!

Sorrisos

Queridos,

Reparem nessa foto, olhem quanta gente feliz de verdade! O Curso Arte de Viver é assim!

Curso Parte 1, Maio/2012, com os instrutores Olga Gonzales e Iberê Matias