26.2.12

Yes Plus em Recife!

Gente querida!

De 8 a 13 de março, você poderá experimentar uma aventura diferente: aprender técnicas de respiração e yoga, conseguindo melhorar a criatividade, foco, timidez e iniciativa!

O curso Yes Plus é um programa dinâmico e inovador destinado ao desenvolvimento de habilidades pessoais e vocacionais de jovens estudantes e profissionais, levando em consideração a faixa etária, objetivos de vida e a pressão relacionada aos estudos e ao mercado de trabalho.

Para sentir o gostinho: http://www.youtube.com/watch?v=fdogB3DxQYc&feature=youtu.be

Se você tem de 18 a 33 anos, junte-se a nós!

Inscrições abertas com descontos especiais pra duplas e pra quem já fez o Curso Parte 1!

Mais informações e inscrição >> http://www.artedeviver.org.br/atividadedetalhe.php?codturma=881

24.2.12

Para recarregar as baterias: Sudarshan Kryia

Depois do carnaval, é tempo de renovar as energias para o ano de 2012!

Teremos Sudarshan Kriya Longo este sábado (25/02), às 9h30 da manhã! Esperamos você no Espaço Corpo Vida - Rua das Graças, 68, Graças.


"Você caminha até chegar ao oceano. Você não anda ou corre no oceano - você flutua e nada. Do mesmo jeito, quando você chega ao Mestre, a procura acaba, o florescer começa" Guruji

13.2.12

"Quando nós violamos as leis da natureza nós sofremos depois"


(Tradução: Ígor Rodrigues)

Fevereiro, 01, 2012

P: Qual a importância do Arghya (oferecer água para o sol)?
Sri Sri Ravi Shankar:
Água é um símbolo do amor. De fato, em Sanskrito, ela é sinônimo de amor. ‘Apa’ significa água e também significa amor. Esse é o porque, alguém muito próximo a você, como você o chama? Apta – significa muito querido. Apa e Apta são muito semelhantes. Logo, dar água não é importante, sentir a conexão com o sol é o importante.
O que as pessoas costumavam a fazer era segurar a água com as mãos e deixavam-na pingar pelas mãos suavemente, e para isso eles usavam muito tempo contemplando o sol.
Você olha para o sol, contempla e permita que a água derrame. Então você precisa conhecer o momento. Isso irá tomar alguns minutos, talvez dois ou três minutos para a água escorrer. Durante esse tempo, você deve contemplar o sol e deixar a água escorrer e você verá que seu corpo está sendo energizado. Essa era a técnica por trás disso. Não apenas dar água ao sol, isso não funcionará.

P: Guruji, você disse que esse universo foi criado pela união do Prakriti (natureza) e Paramatma (Ser Supremo/Deus). Então voltar ao Paramatma, que é Poorna Anand (felicidade absoluta e suprema) como esse sankalpa (pensamento / intenção) surgiu nele?
Sri Sri Ravi Shankar:
Sim, está lá no Upanishads, mas antes havia apenas Paramatma e Ele sentiu que estava sozinho, e Ele quis se tornar muitos, então Ele tornou-se muitos. A intenção aconteceu sozinha ‘ekoham bahusyama’. Sankalpa não é um desvio. Não é considerado como um desvio. Quando um buscador (sadhak) transcende da mente menor para a mente maior, então ele considera sankalpa como um impedimento. Mas do ponto de vista da mente grande, é um passo para ir mais distante. Então você pensar porque sankalpa surgiu no Paramatma, Ele deve permanecer firme (nirvikalpa) – não é assim. Sankalpa é também Paramatma, nirvikalpa é Ele e vikalpa também é ele. Como um oceano, ondas surgem sozinhas, em Paramatma, o pensamento surgiu para se tornar muitos, então Ele tornou-se muitos. Diferentes tipos de natureza, diferentes tipos de pessoas e diferentes tipos de inteligência foram criados. O dia antes de ontem, Eu estava assistindo a um documentário do Nacional Geographic sobre a criação da terra. E foi dito que acerca de 400 bilhões de anos atrás, existia apenas gás. O gás começou a girar e o fogo surgiu. Á partir do fogo, a água surgiu e depois a terra se formou.
De repente eu percebi, ‘Oh isso foi dito no Vedas! O que há de novo no que eles disseram? No nosso conhecimento védico, é dito na forma de shloka – No espaço, primeiro veio o ar, a partir do aro fogo surgiu, e do fogo surgiu a água e da água a terra foi formada. A idéia por trás de dar água para o fogo é que nós iremos retornar para nós mesmos. Da água para o fogo, do fogo para o ar e então, nós fazemos pranayama depois de dar arghya para o sol – nós vamos para o elemento Ar. Do ar nós vamos para o espaço e depois nos sentamos em meditação. Tudo isso são tipos diferentes de estórias, examinando-as mais profundamente revelará algo novo.

P: É dito que nós não devemos manter fotografias dos nossos parentes falecidos com as fotos de Deuses e Deusas os quais nós adoramos. Algumas pessoas também dizem que nós não devemos nem pendurar fotos de parentes falecidos nas paredes das nossas casas. Isso é verdade?
Sri Sri Ravi Shankar:
Não, não há nenhum problema nisso. Você pode manter as fotografias dos seus parentes falecidos com as imagens do Deus, está tudo bem. Se isso é sanyasi, até a foto dele pode ser colocada com a do Deus, mesmo se ele estiver vivo. Se ele está liderando a vida de grihastha (casamento), então nós não mantemos a fotografia dele, como é a prática.

P: Guruji, por favor, explique a razão do sofrimento?
Sri Sri Ravi Shankar:
Ok, suponha que eu lhe diga, que você deve comer cinco masala dosa hoje a noite, o que irá acontecer com você? Suponha que você seja forçado a alimentar-se de cinco masala dosa ou 20 pooris, o que irá acontecer com você? Primeiro de tudo, você irá sofrer. A noite você não conseguirá dormir, certo? Isso irá criar dor de cabeça, dor de estomago e depois todos os tipos de dores.
Primeiramente, quando nós violamos as leis da natureza, nós sofremos depois. Segundo, ignorância – se você não sabe o que você está comendo, e você come algumas coisas erradas, então você irá sofrer, certo? O terceiro é, se você violou algumas leis em algum tempo do passado, na vida passada, isso pode trazer algum karma. Então karmaja, agyanaja, e pragyaparadh, três coisas trazem sofrimento. Como remover a ignorância? Através de conhecimento e entendimentos; Fazendo perguntas como você está fazendo.

P: Como perdoar verdadeiramente?
Sri Sri Ravi Shankar:
Verdadeiramente? Existe algum falso perdão? Eu não conheço falso perdão. Eu conheço apenas o verdadeiro perdão, é isso. Passado é passado, pessoas se enganam, acabou. Mova-se em frente. Você sabe que algumas coisas retornam por causa dos seus apegos com alguns prazeres. Não existe outro engano. Suponha que você teve algum prazer, alguém lhe deu algum prazer, e depois ele lhe trai ou cometem um erro, você pode perdoar esse erro, mas o que retorna é o seu desejo pelo prazer. Quando você enxergar isso, é apenas uma ilusão, e você se torna mais centrado.

P: O que é especial em 2012?
Sri Sri Ravi Shankar:
Você sabe que para nós todo dia é especial, todo ano é especial. De acordo com o calendário Hindu, o próximo ano é chamado de ‘nanda’. ‘Nanda’ significa felicidade. O ano de ‘Ananda’. O ano passado que termina em 23 de Março, é chamado de ‘khara’. ‘Khara’ significa com certeza, firme. Antes disso, foi o ano de incerteza e esse o ano da certeza, certamente. Próximo ano é felicidade.

P: A alma experiência felicidade e sofrimento, ou a mente experiência isso?
Sri Sri Ravi Shankar:
Apenas a mente experiência. A experiência da alma é também no mesmo nível da mente. Quando a mente está calma, então a alma ganha experiência. A alma é a encarnação da alegria. A mente experiência o sofrimento. Quando a mente dissolve-se, então a alegria é experiênciada.

P: Onde está o limite entre a mente e a alma? Até onde é a mente, e de onde a alma começa?
Sri Sri Ravi Shankar:
É como existem ondas e o oceano. Assim como as ondas estão no oceano, a mente está na alma. Então a mente não é um diferente ente. É a onda do oceano. Ela surge um pouco e depois se acalma de novo, novamente ela surge e depois se acalma.

P: Guruji, por que algumas pessoas precisam sofrer durante a vida? Algumas pessoas nascem em lugares pobres e vivem sofrendo, enquanto que algumas nascem em boas casas e conduzem a uma vida feliz e confortável? Eu gostaria de saber. Eu vejo os outros, e a mim sofrendo.
Sri Sri Ravi Shankar:
Você está sofrendo? Diga me se esse sofrimento é seu de outros. Resposta: Eu também estou sofrendo. Você também? Mas você está sorrindo! Olhando para o seu rosto, não me parece que você esteja num grande sofrimento! É apenas isso que se precisa! Quando você está fazendo sadhana, você não consegue enxergar o seu sorriso no rosto? Você também sorri nos momentos difíceis, e isso é a vida. Todas as dificuldades surgem para irem embora depois. E vai embora assim como elas surgem. Nenhum problema fica conosco para sempre.

P: Guruji, existe renascimento?
Sri Sri Ravi Shankar:
Absolutamente!

P: Guruji, oque eu devo fazer para tornar-me seu discípulo favorito?
Sri Sri Ravi Shankar:
Apenas continue fazendo o que você tem feito, você já é o meu favorito! Faça seva, sadhana, continue vindo para o satsang, torne-se um professor. Faça o bem para os outros. Meu discípulo mesmo significa meu favorito. Não existe nada como um discípulo favorito e um não favorito discípulo, ok?