31.3.11

Viver é uma Arte!




Olá, Pessoal!

É um grande prazer comunicar que em Abril (de 15 a 18) teremos mais um Curso Arte de Viver em Recife. Lembramos que esse curso é o passaporte (pré-requisito) para o Curso do Silêncio, o qual acontecerá pela primeira vez em nossa cidade, entre os dias 4 e 8 de maio. 
Portanto, se você tem interesse em participar do curso avançado, garanta já sua vaga no Curso Arte de Viver!
Local: ACADEMIA SALUTE - Rua Luiz Guimarães, 235, Casa Forte.
Informações:  (81) 8565 0021 / (81) 9188 4535 
Inscrições exclusivamente pelo site (clique AQUI e vá direto para a página de inscrição)

Jai Gurudev!

20.3.11

Experiência

Gente,

Esse depoimento foi enviado por Alê Lopes, após finalizar um Curso Arte de Viver Parte 2 (como participante). Ele relata as sensações que experimentou durante o curso e convida todo mundo a participar dessa profunda viagem interior.
Compartilhamos as palavras e as imagens de Alê, lembrando que o Curso Parte 2 em Recife acontece de 4 a 8 de maio.

"Queridos,

Escrevo este email do avião, de volta do Rio de Janeiro apos ter participado de um Curso Parte 2 de 10 dias. Quero muito compartilhar uma parte da minha experiência com vocês.. Bom, o curso foi organizado, em Correas, no meio da Serra dos Órgãos, Petrópolis.

Achei muito importante estarmos lá, especialmente depois dos desastres
com as chuvas do começo do ano. Com certeza influenciamos aquele ambiente de dor de uma maneira muito positiva. (Alem disso, a Arte de Viver está ativa na região, organizando um curso chamado Alivio do Trauma, que visa ensinar técnicas para que as pessoas que passaram por calamidades possam retomar a sua vida normal, legal, né?)

Já estive em mais 20 cursos Parte 2, e este foi o meu 12o curso como participante. Posso compartilhar que foi o mais profundo (neste caso com relação a tranqüilidade da mente). Foi uma viagem interior muito forte. Fazíamos muuuuuitas meditações (no começo, algumas com algum desconforto no corpo, ou pensamentos), mas o mais impressionante é que cada vez mais a mente se tranqüilizava e as meditações ficavam mais e mais profundas e naturais! Era só sentar com os olhos fechados e puft!

A conexão com a natureza era evidente, que a cada dia ficava mais exuberante. (vejam fotos anexas)






Tem uma cachoeira no meio da pousada, que fica exatamente a 15 passos do salão de meditação! Imaginem só, meditar constantemente ouvindo aquele barulho de água. Haviam horas que eu tinha certeza que estava no paraíso.

O curso foi ministrado pela instrutora sênior Joan Goodrum, uma das primeiras instrutoras da arte de viver.. ela já medita a mais de 40 anos, para vocês terem uma idéia ela estava presente durante toda a gravação do Ashtavakra. Aliás, ela contou várias histórias daquela época!!! Muito bom.

Ganhamos um ótimo presente também, a leitura diária de conhecimentos super profundos como por exemplo a transcrição do Ashtavakra e o Yoga Vasistha, aliás, isto foi uma constante deste curso, muito conhecimento fluiu.. E muitas avenidas se abriram, eu mesmo percebi que o conhecimento ainda pode ser muuuuiito mais profundo do que parece.. Apesar de Guruji colocar desta forma tão natural e acessível, é maravilhoso ver que ainda não sabemos nada não é? E que também já aprendemos tanto em tão pouco tempo.

Bom queria compartilhar um pouco com vocês sobre estas coisas...

Saí deste curso com a convicção de que o caminho espiritual, não é brincadeira, não é para qualquer um, vai te tirar da sua zona de conforto, muitas vezes pode ser bem difícil, mas quando se está disposto a caminhar, a crescer, a vida vira uma vida de bênçãos e celebração diária!!!!

Ah, um exemplo muito bacana foi de 2 pessoas que estavam afastadas, sem praticar por algum tempo, e viram neste curso uma ótima "desculpa" para voltar. O depoimento deles no final foi lindo, perceberem como as práticas tem este efeito de aumentar e conservar o prãna no corpo e na mente! Então, mesmo que você esteja meio afastado, sem fazer as práticas por algum tempo, nunca é tarde para voltar, apareça em algum curso ou satsang!

Jai Gurudev!
Grande beijo a todos,
Mandem notícias sempre!
Ale"

Para mais informações sobre o Curso Parte 2, acesse:
http://www.artedeviver.org.br/atividadedetalhe.php?codturma=538

Uma semana iluminada para todos vocês!

16.3.11

Enquete: Kriya com a fita

Queridos Respiradores,

Como vocês sabem, Recife ganhou uma fita do SudarshanKriya. E para que todos possam usufruir deste presente, criamos uma enquete!
É bem simples: clique no link abaixo, identifique-se e responda qual o melhor dia, horário e local para você fazer o Kriya.

Responder Enquete

Vamos lá, participe!

JGD

9.3.11

Contra a ansiedade e o estresse, respire

Gente,
Muito bacana essa matéria publicada na seção Saúde do Portal IG. Tem uma entrevista com nosso querido Alê Lopes e com Swami Parantej (Instrutor Sênior da Arte de Viver). É só clicar no link abaixo:

http://saude.ig.com.br/bemestar/contra+a+ansiedade+e+o+estresse+respire/n1237963673720.html

Boa leitura!

8.3.11

Respira João Pessoa

Pela primeira vez em João Pessoa-PB, o Curso Arte de Viver Parte 1!
Clique na imagem abaixo e confira as informações sobre o evento.

"A respiração é a ligação entre o corpo, a mente e o espírito" 
Sri Sri Ravi Shankar

4.3.11

No Carnaval, celebre a vida, o amor e a paz!


"Estamos desenvolvendo o mundo para torná-lo um paraíso, e nos sentimos muito bem vendo isso acontecendo. Assim, a cada dia que avançamos com esta crença que "eu sou seu", amor, ação, diversão e celebração, estão presentes..."

1.3.11

A meditação e o cérebro

Muito interessante esse artigo sobre os efeitos da meditação sobre o cérebro. Vale a pena conferir!

Meditação muda estrutura do cérebro

Estudo de Harvard mostra, pela primeira vez, que a prática pode aumentar a concentração de massa cinzenta
Ressonância magnética exibiu variações em áreas ligadas a estresse, aprendizagem e à regulação de emoções

MARIANA VERSOLATO
DE SÃO PAULO

De olhos fechados, em silêncio e, de preferência, sentados, os praticantes da meditação de atenção plena devem se concentrar em apenas uma coisa: a respiração.
A técnica é antiga, da tradição budista, mas começou a ser mais difundida depois de ter sido usada em um curso não religioso de redução de estresse, criado em 1979 por Jon Kabat-Zinn, professor da Escola Médica da Universidade de Massachussets. Os benefícios da técnica, conhecida também como "mindfulness", já foram relatados em vários estudos.
A lista vai da melhora de sintomas de esclerose múltipla (como diz estudo publicado na "Neurology") à prevenção de novos episódios de depressão (demonstrada em artigo na "Archives of General Psychiatry"). Mas, agora, um estudo mostra, pela primeira vez, os efeitos provocados por essa meditação no cérebro. A pesquisa, publicada hoje na "Psychiatry Research: Neuroimaging", foi feita pela Harvard Medical School, nos EUA, em conjunto com um instituto de neuroimagem da Alemanha e a Universidade de Massachussets. E o mais importante: as mudanças ocorreram em apenas oito semanas de meditação em praticantes adultos iniciantes. As conclusões foram feitas após comparações entre as ressonâncias magnéticas dos que praticaram a meditação e de um grupo-controle que não fez as aulas. Outros estudos já haviam sugerido que a meditação causa mudanças no cérebro. Mas eles não excluíam a possibilidade de haver diferenças preexistentes entre os grupos de meditadores experientes e não meditadores. Ou seja, não era possível afirmar se os efeitos eram causados pela prática.

MENOS ESTRESSE
Todos os 16 participantes da pesquisa, com idades de 25 a 55 anos, deveriam obedecer a um critério: não ter feito nenhuma aula de meditação "mindfulness" nos últimos seis meses ou mais de dez aulas em toda a vida.
Eles frequentaram oito encontros semanais, com duração de duas horas e meia.
Também foram instruídos a fazer 45 minutos de exercícios diários e a praticar os ensinamentos da meditação em atividades do dia a dia, como andar, comer e tomar banho.
Para avaliar as mudanças, todos os participantes e o grupo-controle fizeram ressonâncias magnéticas antes e depois do período de aulas.
Os exames iniciais não indicaram diferenças entre grupos, mas as ressonâncias feitas após o curso mostraram um aumento na concentração de massa cinzenta no hipocampo esquerdo naqueles que haviam meditado.
Análises do cérebro todo revelaram mais quatro aumentos de massa cinzenta: no córtex cingulado posterior, na junção temporo-parietal e mais dois no cerebelo.

BENEFÍCIOS
Britta Hölzel, pesquisadora da Harvard Medical School e uma das autoras do estudo, disse à Folha que isso pode significar uma melhora em regiões envolvidas com aprendizagem, memória, emoções e estresse.
O aumento da massa cinzenta no hipocampo é benéfico porque ali há uma maior concentração de neurônios, afirma Sonia Brucki, do departamento científico de neurologia cognitiva e do envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia.
"Antes, acreditava-se que a pessoa só perdia neurônios durante a vida. Agora, vemos que podem brotar em qualquer fase da vida, e determinadas atividades fazem a estrutura do cérebro mudar."
Isso significa que o cérebro adulto também é plástico, capaz de ser moldado.
No ano passado, um estudo dos mesmos pesquisadores já mostrava redução da massa cinzenta na amígdala cerebral, uma região relacionada à ansiedade e ao estresse, em pessoas que fizeram meditação por oito semanas.
Mas qualquer um que começar a meditar amanhã terá esses mesmos efeitos benéficos em algumas semanas?
"Provavelmente sim", diz a neurologista Sonia Brucki.
Ela ressalta, no entanto, que a idade média dos participantes da pesquisa é baixa e, por isso, não dá para afirmar com certeza que isso acontecerá com pessoas de todas as idades.
Agora, a pesquisadora Britta Hölzel quer entender como essas mudanças no cérebro estão relacionadas diretamente à melhora da vidas das pessoas.
"Essa é uma área nova, e pouco se sabe sobre o cérebro e os mecanismos psicológicos relacionados a ele. Mas os resultados até agora são animadores."  

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO/ 30/01/2011